SAIBA QUAL ESPECIALISTA MÉDICO CONSULTAR PARA CADA PROBLEMA DE SAÚDE
No caso de fraturas, o paciente procura um ortopedista. Se precisa fazer um check-up cardíaco, sabe muito bem a qual profissional recorrer. Ter certeza da especialidade médica adequada para levar os filhos pequenos também não é problema. Porém, nem sempre é fácil assim. Muita gente perde tempo e dinheiro de consultório em consultório, até conseguir resolver seu problema. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece 53 especialidades médicas.
– A reumatologia e a ortopedia agem em uma linha fronteiriça. Assim como é tênue a linha entre esses ramos e a neurocirurgia, que faz a operação da coluna – exemplifica o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes.
De acordo com Lopes, para evitar confusão sobre qual consultório procurar, o primeiro especialista que deve ser acionado pelo paciente é o clínico “bem informado”, como faz questão de ressaltar o médico. Lopes, professor da Universidade Federal de São Paulo, diz que, pela experiência profissional, pode afirmar que 80% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas pelo clínico. Nos demais casos, é feito o encaminhamento para outras especialidades.
– A diferença é que o clínico não pode fazer os procedimentos. Ele pode tratar bem uma doença renal, mas não pode fazer a diálise.
Lopes dá um exemplo:
– Pense em uma pessoa que sente dor no peito que se estende pelo braço. Qual o primeiro médico que ele vai procurar? O cardiologista. Então faz exames, não dá nada, mas ela vai para o neurologista porque o braço adormeceu. Não resolve e vai para o reumatologista e depois para o ortopedista. Perde tempo e dinheiro, sendo que o clínico poderia tratá-lo ou encaminhá-lo para o melhor especialista – afirma.
Para o presidente da sociedade, isso é uma questão cultural.
– Uma total inversão de valores. As pessoas correm atrás do mais difícil, em vez do meio mais fácil. E aí quem entra em ação? O “doutor Google”. A pessoa procura os sintomas na internet e já acha que sabe bem a quem recorrer – critica.
O que faz cada um
OTORRINOLARINGOLOGISTA
Trata das vias aéreas superiores – laringe, faringe, seios paranasais, ouvidos e nariz. Pode cuidar de distúrbios do sono ligados às vias respiratórias, faringite, além de sinusite, otite, zumbido, perda auditiva, adenoide e laringite.
MASTOLOGISTA
Além de diagnosticar e operar o câncer de mama, o mastologista identifica e trata de diversas outras doenças benignas que atingem esse órgão, como quistos, hanseníase e linfoma.
GASTROENTEROLOGISTA
Especialidade que abrange todo o aparelho digestivo, composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
PROCTOLOGISTA
É o especialista indicado para diagnosticar e tratar doenças de cólon, reto e ânus. Entre elas, estão câncer de reto, hemorroidas, diverticulite, constipação e formação de pólipos.
ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR
Responsável pelo sistema circulatório. Cuida de trombose, aneurisma, aterosclerose, úlcera venosa e flebite, entre outros.
NUTRÓLOGO
Dedica-se às doenças nutricionais, como a obesidade mórbida, a desnutrição e as anemias. Geralmente, trabalham associados a outros especialistas.
HEMATOLOGISTA
Diagnostica e trata doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos onde as hemáceas, os leucócitos e as plaquetas se formam – por exemplo, anemias, leucemias, púrpura, hipercoagulação e talassemias.
ALERGOLOGISTA E IMUNOPATOLOGISTA
Alergia é toda reação do organismo em contato com substâncias estranhas. O especialista trata de asma, rinite, eczema, alergia a picadas de insetos e a alimentos.
NEFROLOGISTA E UROLOGISTA
Ambas as especialidades estão relacionadas ao trato urinário. A maior diferença é que o nefrologista é o clínico e o urologista, o cirurgião. O nefrologista cuida de infecções renais, urinárias, da bexiga e da próstata e acompanha transplantados. O urologista faz as cirurgias, como a retirada de pedras e tumores e transplantes renais.
ORTOPEDISTA E REUMATOLOGISTA
O ortopedista cuida de ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, além de tumores ósseos, pé chato, osteoartrose e deformidades da coluna. O reumatologista trata de doenças que comprometem ligamentos, tendões, articulações, músculos e, em alguns casos, os ossos.